A arte de caiar e estucar com cal
Uma História d'Obra da BLUE
A cal é a pedra calcária em estado líquido. Pode ser usada como argamassa, tinta ou estuque de acabamento. Na renovação integral de um apartamento no Príncipe Real, em Lisboa, o arquiteto escolheu a arte ancestral de pintar e estucar com cal para revestir todas as paredes interiores e exteriores.
A BLUE meteu mãos à obra e o resultado foi como fazer uma viagem no tempo, às raízes desta arte milenar.
Desde a antiguidade que a cal é utilizada na construção. Não se sabe exatamente quando foi utilizada pela primeira vez, mas descobriram-se fundações em cal na Turquia com 14.000 anos.
Atualmente existem soluções técnicas para produzir a cal área hidrófuga, um material sustentável em termos energéticos e de limitação de emissões de CO2.
Durante a preparação da obra, os nossos trabalhadores frequentaram várias sessões de formação com as empresas especialistas na produção deste material, para garantir que a técnica de aplicação era escrupulosamente cumprida, de modo a que o resultado final estivesse de acordo com as expectativas do arquiteto e dos clientes.
"As paredes internas e externas foram picadas até ao osso, removendo alguns fragmentos de cimento de baixa qualidade de reparações anteriores e construindo uma base forte e sustentável em gesso à base de cal como preparação para um acabamento de estuque de cal. Seguiram-se as técnicas tradicionais, que se adequam a este tipo de edifícios, porque permitem que as paredes respirem e proporcionam uma bela superfície mate, antifúngica e que captura partículas de poluição, melhorando a qualidade do ar interior."
Studio Gameiro
Visitar website