Uma escada vermelha
Uma História d'Obra da BLUE
Pode uma escada ser o centro de um projeto ?
Pode, se essa escada fizer a ligação entre a arquitetura e a história do lugar. Em concreto a história da praça de touros de Setúbal e do bairro envolvente, com os seus tijolos característicos na fachada.
O imóvel originalmente composto por 4 frações de utilização independente, foi transformado em dois apartamentos T2 dúplex.
Reabilitámos integralmente um dos prédios deste bairro, na Rua Maria Baptista nº9, em Setúbal. E no centro uma escada. Uma escada vermelha
Da autoria do estúdio de arquitetura LIOZ, o projeto exigia total respeito pela história e traça envolventes, pelo que executámos uma obra minuciosa de renovação das fachadas frontal e tardoz e reconstruímos integralmente o interior.
"A escada simboliza a intervenção, através da inserção de uma nova materialidade e cor, em contraponto com os elementos construtivos originais mantidos na proposta."
Arq. André Rodrigues Costa // LIOZ Arquitectos
Visitar websiteA circulação vertical
O desafio de projetar dois novos apartamentos, mantendo a clareza tipológica e a relação com as áreas exteriores, levou à reorganização do espaço habitável em dois pisos: o térreo, com as áreas sociais em diálogo estreito com o logradouro privado, e o primeiro piso, com as áreas privadas.
Para os conectar, uma nova circulação vertical, elemento relevante na leitura espacial dos ambientes e na relação que criam entre si, num edifício que pretende manter a lógica estrutural e divisão espacial preexistente.